sexta-feira, 30 de setembro de 2016

UNIFADRA LANÇA REVISTA ELETRÔNICA MULTIDISCIPLINAR

A Faculdade Unifadra, unidade mantida pela Fundec, lançou neste mês a primeira edição da Revista Eletrônica Multidisciplinar Caminhos, que terá periodicidade semestral.
Segundo a coordenadora do Departamento de Pesquisa da Unifadra Pâmela Cacciari, a Revista Caminhos será exclusivamente eletrônica e tem o objetivo de divulgar materiais acadêmicos que envolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão, destinada a estudantes, profissionais e pesquisadores, voltados às áreas de humanas, biológicas, exatas e saúde.
O primeiro volume online é composto por sete artigos abrangendo diferentes aspectos das áreas de conhecimento: ciências da saúde, ciências humanas, linguística, letras e artes. Esses artigos foram avaliados pela editora responsável e por dois pareceristas membros do conselho editorial interno e externo, e foram selecionados para publicação devido à qualidade textual e contribuição à sua ciência.
A abertura dessa primeira edição on-line nos traz dois artigos da área de linguística, letras e artes, sendo eles: "Memórias da Emília: uma leitura do traço memorialístico às avessas", da autora Danielle Cristine Santim de Oliveira Mantovani; "A percussão corporal enquanto ferramenta de ensino em música", de Gustavo de Oliveira Penha e Sheila Regiane Franceschini. Na área de ciências humanas foram publicados dois artigos: "Cuidadores de idosos familiares e profissionais: diferenças e similaridades", dos autores Gleicy Meire Marengo, Priscilla Barbosa Toledo e Andrea Frizo Carvalho Barbosa; "Família: locus privilegiado e central da intervenção do serviçosocial na política nacional de assistência social", de Camila Brozulatto Fiochi Nunes, Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima e Maria Bernardete dos Santos Torres.
Três artigos enceram esse primeiro volume, sendo de ciências da saúde. São eles: "Perfil gerencial do enfermeiro hospitalar: revisão narrativa", dos autores Izânia Vieira Fernandes de Jesus, Joice Aparecida Pedrotti dos Santos, Sônia Aparecida de Souza e Pâmella Cacciari; "Condutas de enfermagem frente ao recém-nascido e a prevenção da sepse neonatal", de Adriana Ferreira Santos, Juliana Ruiz Garofolo, Luana Dourado Macedo e Eunice Maria Zangari Nelli; "Prevalência de dor lombar é menor em idosas praticantes de treinamento resistido que em praticantes de hidroginástica", de Nayara Jéssica dos Santos, Kéller Cristina Ferreira Dela Bandeira, Fabrício Eduardo Rossi e Ana Claudia de Souza Fortaleza.
Segundo Pâmela Cacciari, a revista eletrônica é um estímulo para os docentes e discentes publicarem suas pesquisas. "Espera-se que a interdisciplinaridade deste periódico seja um veículo de socialização de conhecimentos entre estudantes, profissionais, docentes e pesquisadores, todos interessados no aprofundamento do conhecimento sobre as temáticas abordadas", concluiu Cacciari.

Pâmela Cacciari disse que a revista eletrônica é um estímulo para os docentes e discentes publicarem suas pesquisas. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.